segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Deus católico dança

Padre católico Chrystian Shankar atrai milhares de fiéis para suas missas e coloca a dúvida: estratégia para divulgação da fé ou espetáculo?


Por Cleber Corrêa e Nando Oliveira

O Brasil não é mais um país exclusivamente católico. Há hoje uma grande gama de oferta religiosa ao alcance das pessoas e também cresce a quantidade daqueles que optam por não aderir nenhuma religião. Dados divulgados pelo IBGE em 2000 mostram a pluralização religiosa brasileira. Desde o último levantamento nacional, em 1990, a proporção de católicos diminuiu de 83,76% para 73,8%. A Igreja Católica depara-se atualmente com o acelerado crescimento do protestantismo, cuja proporção passou de 9,05% para 15,45%. Por outro lado, a taxa dos que se declaram sem-religião subiu de 4,78% para 7,28%. Números que mostram a mudança em curso no quadro religioso brasileiro. A Igreja Universal do Reino de Deus, por exemplo, é hoje o acontecimento mais notável no cenário religioso brasileiro - e também em Divinópolis, onde recentemente inaugurou mais um de seus modernos templos. As denominações religiosas efetivamente competem por adeptos e por espaços de influência cultural e política.

A Renovação Carismática Católica provocou um reavivamento no catolicismo no final do século XX. Essa vertente atraiu muitos católicos que andavam desinteressados pela igreja. É um movimento organizado basicamente por leigos, que se reúnem semanalmente em grupos de oração. Em Divinópolis, o grupo de oração Água Viva é exemplo desse movimento.

Além da Renovação Carismática, vem se dando uma outra forma de resposta católica à concorrência religiosa. É uma combinação de adoção de técnicas de marketing e atuação dos chamados padres cantores em missas com formato de espetáculo e inserção na mídia. Os destaques atuais são os padres Marcelo Rossi e Fábio de Mello. Esse é um fenômeno novo no catolicismo, chamado renovação popularizadora. Mais uma vez a Igreja Católica vem procurando inovar para manter-se forte na sociedade brasileira, até meados do século 20 quase exclusivamente católica.

Em Divinópolis, um padre vem chamando a atenção dos fiéis. Toda quarta-feira, Padre Chrystian Shankar reúne centenas de pessoas durante suas missas na paróquia de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Bom Pastor, com sua irreverência e o modo de celebrar, cheio de cânticos “modernos” e danças.

Padre Chrystian, 33 anos, natural de Itaúna, se transformou em verdadeiro pop-star católico. É o que atesta a multidão que se aglomera na igreja: por todos os lados, em pé, sentados, do lado de fora, todos acompanham a celebração de modo efusivo. Trata-se de algo diferente: há muito o catolicismo não consegue mobilizar seus fiéis. Trazer os cordeiros de volta para casa é um mérito incontestável – mas uma pergunta se impõe: a que custo?

Homens, mulheres, crianças e muitos jovens chegam cedo para conseguirem um lugar perto do altar e ficarem próximos do padre. Durante o tempo de espera até o início da missa, eles aproveitam para fazer pedidos e agradecer uma graça alcançada.

Padre Chrystian conta que, pelo seu jeito de conduzir as missas, as pessoas acabam confundindo-o como carismático, mas, na verdade, ele apenas conduz a missa de acordo com sua personalidade. Ele, que é descendente de árabes, diz, sorrindo, que seu sobrenome, Shankar, é um dos motivos de seu modo de ser. Shankar, em árabe significa felicidade.

O movimento carismático católico nasceu nos EUA no final da década de 60 e foi trazido para o Brasil pelo padre estadunidense Eduardo Dougherty. O movimento, desde então, ganhou força e hoje pode ser considerado a cara do catolicismo brasileiro. Os carismáticos pertencem ao chamado movimento de reavivamento da fé e sua principal característica é o sentimento vivo do Espírito Santo. É isso o que parece atrair os fiéis.

Deus é fiel

Milene Barbosa, casada, costureira, conta que vem a missa de Padre Chrystian há trinta dias. Ela diz que começou a frequentá-la porque sua cunhada contou sobre o padre e lhe fez um convite. Após o primeiro contato, diz, ela não passa uma quarta-feira sem ir à igreja. “Muita gente que está aqui hoje com certeza veio a convite de alguém, que falou sobre o padre e que ficou curioso. É uma experiência diferente. Todos as quartas eu venho para agradecer e também fazer pedidos”, diz Milene, revelando um dos traços da fé carismática, que aproxima o catolicismo renovado do neo-pentecostalismo: o balcão de serviços da fé.

Milene pertence à paróquia do Sagrada Família no bairro Danilo Passos. Ela diz que sai mais cedo do trabalho para conseguir um lugar para se sentar dentro da igreja. Conta quem vem de ônibus para não perder muito tempo apesar de não ser muito longe. Do contrário, ficaria de pé ou, pior, do lado de fora.

Outra fiel é Maria Auxiliadora, 75 anos, professora aposentada, da paróquia de Nossa Senhora Aparecida, onde Padre Chrystian é o líder. Ela conta nenhum dos outros padres que passaram pela paróquia conseguiu reunir tantos fiéis em uma celebração como o atual, principalmente os jovens. “É impressionante o que Padre Chrystian está conseguindo fazer em nossa paróquia. Reunir tantos jovens e outras pessoas que já tinham deixado de frequentar a igreja é muito importante. A missa dele é diferente da tradicional, mas o seu carisma faz com que todos entendam o evangelho”, diz, com satisfação.

De fato, são muitos os jovens entre os que assistem às missas. Geraldo César,15, estudante, morador do bairro São José, conta que vem a missa há dois meses, a convite de sua mãe e da irmã. Ele diz que o modo como o padre explica o evangelho e o seu carisma fizeram com que ele mudasse de paróquia. Perguntado sobre a possibilidade do padre se tornar um fenômeno, como Padre Marcelo e Reginaldo Manzotti, ele responde: “Ele já é um fenômeno e ter o reconhecimento nacional é questão de tempo”.

Segundo Geraldo, por ser um padre com personalidade diferente dos outros, faz com que os jovens procurem a igreja e se interessem mais pelas celebrações. E é isso o que faz com que eles frequentem mais a igreja, garante. Para tentar dar um pouco de conforto aos fiéis que lotam as missas, a Paróquia de N.S. Aparecida teve que comprar vários pequenos assentos que, antes das celebrações, são espalhados do lado de fora da igreja. Uma equipe de cinegrafistas projeta a missa em um telão.

O padre conta que suas celebrações vêm sendo marcados por depoimentos de pessoas que conseguiram alguma graça. Esse fato, segundo ele, tem sido um atrativo a mais para suas celebrações.

Naira Camila, auxiliar de cartório, moradora do bairro Santo Antônio, conta que vem a missa a sessenta dias e fica impressionada com tanta gente que o padre reúne. Segunda ela nem o Monsenhor Ordone Lemos, um adepto das missas tradicionais que celebra na Igreja de N.S. da Guia, consegue reunir tamanha multidão em suas celebrações. Naira se diz encantada com a simpatia e paz que o padre transmite em suas missas. Também para ela, “a modernidade das celebrações do Padre Chrystian faz com que os jovens se reaproximem da igreja.”

Padre Chrystian Shankar tem um programa na rádio Divinópolis e um na TV Candidés. Ele também cuida de toda parte administrativa da igreja, faz visitas a doentes, palestras, atende aos fiéis todas as quintas e faz reuniões familiares. Ou seja: moderno, mas sem perder a tradição.

5 comentários:

  1. Parabens P. Chrystian continue sendo esta pessoas maravilhosa.

    luciano- SIDIL

    ResponderExcluir
  2. Eu Admilson minha esposa Flávia também não perdemos uma missa da família já a 4 meses participamos da missa da família e para nós hoje as quartas feiras demoram mais que o normal a passar pela anciedade em estar na missa da família, continue o seu trabalho maravilhoso como sempre Pe.Cristhian estaremos sempre com o Sr.

    Admilson e Flávia - Jardim Candelária

    ResponderExcluir
  3. Querido Padre Chrystian, sua benção.
    Divinópolis é privilegiada por ter um padre como você.
    Peço Jesus para te abençoar no seu trababalho de evangelizar.
    Deus-lhe pague pela diferença feita em minha vida com a sua maneira amorosa de me evangelizar.
    Carinho especcial,
    Eliza.

    ResponderExcluir
  4. eu moro no bairro davanuze tenho 51 anos sou aposentada por invalidez estava aqui com muitas dores e ouvi falar no padre comecei ir ha missa com muitas dificuldades ouvir o padre na radio recebi uma graca muito grande pois apesar das dores nao falto uma missa da familia este padre veio iluminar a vida de muita gente com suas oracoes deus o proteja semopre saude para ele para continuar evangelizando .

    ResponderExcluir
  5. eu moro no bairro davanuze tenho 51 anos sou aposentada por invalidez estava aqui com muitas dores e ouvi falar no padre comecei ir ha missa com muitas dificuldades ouvir o padre na radio recebi uma graca muito grande pois apesar das dores nao falto uma missa da familia este padre veio iluminar a vida de muita gente com suas oracoes deus o proteja semopre saude para ele para continuar evangelizando .

    ResponderExcluir