segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Vida ameaçada

Por Cleber Corrêa e Nando Oliveira

Uma laje de pedra com 12 metros de profundidade atrai centenas de pessoas todos os dias em busca de água pura e potável. A mina, localizada entre os Bairros Niterói e Poto Velho, possui mais de cem anos e muitos moradores acreditam q ela tenha poderes milagrosos.

"Tião da Bomba". É assim que Antônio Santiago, 49 anos, trabalhador da área de construção civil, é conhecido em Divinópolis. O apelido teria surgido por causa de uma bomba d'água que existia em sua casa antes da chegada da empresa responsável pelo abastecimento hídrico da cidade. Boa parte da água da mina abastecia o Bairro Niterói e, principalmente, o Hospital São João de Deus, localizado cerca de 600 metros acima da nascente.

Tião conta que o local atrai, diariamente, centenas de pessoas. Sujeitos nem sempre desconhecidos em busca de água pura que jorra de três torneiras. Ele conta que indivíduos, até mesmo de outras cidades como Itaúna, Pará de Minas e Nova Serrana, vêm em busca da água que julga ser milagrosa. Para ele, o líquido vindo de três olhos de água, localizados embaixo de uma rocha, pode prevenir doenças e prolongar a vida. "Meu pai viveu até os 97 anos e sempre consumiu apenas a água da mina", defende Tião.

Além das especulação, a nascente é parte da vida de muitos divinopolitanos. Maria Lúcia de Morais Pereira, 56 anos, freqüenta a mina, diariamente, desde sua infância, quando acompanhava sua mãe. As duas andavam cerca de sete quilômetros em busca da água para lavar roupas, vasilhas e cozinhar.

A faxineira conta que, com quase 84 anos, sua mãe, Dona Maria Conceição, sempre desfrutou dos benefícios da mina e, até hoje, só bebe água se for da nascente. ''Acho que é abençoada por Deus porque ela está forte e nunca fez uso diário medicamentos". Maria Lúcia diz que a mina é, sim, fonte da juventude. “Me sinto uma jovem de 20 anos".

Mesmo assim, a faxineira conta triste que, há alguns meses, muitas pessoas deixaram de freqüentar o local. Muitos ficaram assutados com rumores de que a água estaria contaminada devido ao lançamento de resíduos da lavanderia do Hospital São João de Deus. O assunto preocupou os moradores que utilizam a água para consumo. O assunto gerou polêmica nos principais meios de comunicação da cidade.

Os moradores discordam e até se indignaram com o que foi noticiado. Tião da Bomba foi o primeiro a defender a mina. Para ele, tudo não passou de boatos. "Se a nascente estivesse realmente contaminada, todos os moradores, que freqüentam o local, estariam, hoje, doentes ou até mesmo mortos, pois não pararam de fazer uso da água nenhum um dia".

Durante a apuração, os responsáveis pela Polícia Militar do Meio Ambiente foram procurados para falar sobre a situação ambiental da nascente. Os agentes disseram desconhecer a situação do local, mas afirmaram sobre a existência de um Termo de Ajustamento de Conduta, TAC, assinado entre o Ministério Público do Meio Ambiente e a Prefeitura Municipal de Divinópolis.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura, também procurada pela equipe, disse saber da existência do TAC, mas que não poderia repassar nenhuma informação. Segundo eles, seria necessária uma busca documental que levaria de quatro a cinco dias úteis para ser concluída devido a substituição do Secretário do Meio Ambiente e por não conhecerem o que está previsto no termo. Quando perguntada sobre abaixo assinados para reivindicar melhorias, como pavimentação e reflorestamento, a Assessoria informou que nenhuma melhoria está prevista para o local nos próximos trinta dias.

A COPASA, empresa estadual responsável pelo tratamento e abastecimento de água potável no município, foi incumbida por fazer a análise. Após trinta dias do envio das amostras a Belo Horizonte, ficou comprovada que água da Mina é apropriada para consumo humano e que o derramamento de resíduos da lavanderia do hospital não afetou o lençol freático do local.

Um comentário:

  1. É isso aí, vamos presevar o nosso meio ambiente, o PV conta com todos vcs.
    um abraço

    Iris, presidente do PV Divinopolis.

    ResponderExcluir