segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Com canção e afeto

Professora usa música em sala de aula para estimular o aprendizado


Por Cristiane Lopes e Mara Gontijo

Fotos: educacaodialogica.blogspot.com: sala de aula 1

populo.weblog.com.pt: sala de aula 2

jornaldimensao.com.br: sala de aula 3

A música está em toda parte e momento, basta querer ouví-la. Ela é referência, ícone, memória. As cantigas da infância são evidências de carinho. Na escola, é relacionada à hora de chegada, lanche e despedida. Os hinos, principalmente o nacional, são instrumentos de um tipo de patriotismo, muito em voga durante a ditadura militar. O fato é que a música, além de presente no cotidiano de cada um de nós, funciona como aglutinador e mobilizador de mentes e corações.

Percebendo isso, cade vez mais professores buscam, na música, uma forma de despertar atenção, aproximar o conhecimento dos alunos, envolver e estimular o aprendizado. A música passa a ser uma forma de integração na sociedade, um instrumento a fim de melhorar a relação com o meio no qual o aluno é inserido.

Experiência musical sempre foi aliada de Virgínia Lopes. Com formação em educação artística, a professora do ensino fundamental de uma escola pública em Divinópolis une o útil ao agradável. A música vira instrumento para tornar as matérias mais fáceis de ser entendidas. Lopes acredita que, assim, os alunos conseguem memorizar com maior facilidade o que está sendo ensinado.

A cada aula, um ritmo, um aprendizado. Além das peças que fazem parte do projeto pedagógico, Víginia usa música popular brasileira. Com diversidade, elas aprendem sobre cultura, história e outras disciplinas, como geografia e ciências. A professora fala com empolgação quanto ao método utilizado. Diz que seus alunos aprendem enquanto se divertem. Mas Virgínia pede atenção. É preciso disciplina. “As melodias empolgam os alunos e pode levar a dispersão”, diz.

Vírgina Lopes acredita que todos os educadores podem ter a música como parceira. Por si só, ela não garante que os alunos vão aprender. “É preciso muita dedicação e carinho, respeitar os limites de cada um, envolver os pequenos neste universo mágico musical, capaz de estreitar laços ente professores e alunos, educação e aprendizado.”

A professora é um exemplo de que alfabetizar vai além de ensinar a ler e escrever. É preciso formar e ensinar o aluno a compreender e interpretar um texto o que, para muitos, chega a ser um desafio. Tomando ciência disso é que os métodos mudaram. Deixaram de ser aqueles que entendiam a educação de forma sistematizada, lógica, sem compreender as dificuldade de cada criança, sem utilizar outras formas de ensino, diferentes do quadro negro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário